Cantora, instrumentista e compositora paulistana, que também é pesquisadora da cultura popular brasileira e que traz em seu trabalho musical o resultado de suas andanças pelo Brasil. Garimpando saberes e sonoridades que incorpora a sua musicalidade, fazendo reverência aos mestres populares e as manifestações culturais autênticas do nosso país.
Com 8 cd´s gravados, 5 singles e inúmeras participações em CDs, EPs, Singles e shows de artistas consagrados da Música Popular Brasileira, Kátya Teixeira teve seus CDs indicados ao Prêmio da Música Brasileira, finalista no Prêmio Profissionais da Música na categoria Artista - Raíz e Troféu Catavento 2012 e 2016 de Solano Ribeiro – Rádio Cultura/SP.
Assina vários projetos culturais dentre os quais se destaca o Dandô – Circuito de Música Dércio Marques que cria um intercâmbio e circulação de música popular em várias cidades brasileiras, além da realização de vivências e oficinas integrando e valorizando a cultura popular pelo país. Esse projeto recebeu o Prêmio Brasil Criativo do MINC/SEBRAE em 2014 como melhor projeto de Música na categoria Artes e Espetáculos e finalista no Prêmio Profissionais da Música na categoria Projetos Culturais Musicais.
Nos últimos anos Kátya lançou o CD Coletânea Cantariar - 21 anos de carreira, numa compilação de algumas de suas participações em CDs de parceiros ao longo de sua trajetória, o CD autoral “As Flores do Meu Terreiro”, com canções inéditas em parceria com Consuelo de Paula, Paulo Nunes, João Evangelista Rodrigues, Lígia Araújo, Rogério Santos, Gildes Bezerra, Beth Magalhães, Wander Porto, Paulo Matricó, Victor Batista e Catarina Basso. Os singles Violetas e Margaridas (que ganhou versão em espanhol), Décimas para Violetas e Margaridas (parceria com Paulo Nunes e Eva Parmenter) e Pega-Pega (Paulo Gomes).
2021 se revelou um ano de intensa produção, Kátya lançou dois novos trabalhos Acalantos e Canções pra Despertar, produzidos em parceria com André Venegas nos meses de março e abril 2021, o single A BOLSA OU A VIDA tema do filme de mesmo nome de SILVIO TENDLER em julho/agosto. Levou ao ar a TV DANDÔ como coordenadora geral. E no último trimestre do ano VIOLETAS E MARGARIDAS, além do show online realizado pelo PROAC SP, o primeiro show com banda pós-pandemia no Teatro do SESC Belenzinho em Sampa onde foi gravado o CD ao vivo homônimo (ainda não lançado).
Em 2023 lançou uma edição especial, o Livro-CD CANÇÕES PARA ATRAVESSAR A NOITE ESCURA | Canções na Quarentena - álbum 1 e 2, com ilustrações de Naila Pommé, com turnê de lançamento pelo Brasil e Argentina. Participou ainda do projeto experimental VIOLA AVANÇADA de Dino Vicente e audiovisual do documentarista Mário de Almeida (Maravilha Filmes), que lançou um EP em dezembro desse ano, que contou ainda com as participações de Ricardo Vignini, Edgard Scandurra, Fábio Miranda e o mestre Toninho da Viola, também disponível nas plataformas.
Em 2024 completa 30 anos de trajetória artistica, com direito a show e turnê internacional comemorativa, além de uma série de encontros que acontecem ao longo desse ano, a exemplo do single lançado em fevereiro e disponivel nas plataformas digitais Incluso Eso Pasará, a convite do cantautor catalão Daniel Cros.
Ainda dentro das comemorações pelos 30 anos de música, Kátya lança o single Manifesto (Manifiesto). Canção originalmente composta por Víctor Jara - ícone da música chilena, que ganha uma nova interpretação na voz de Kátya. São duas faixas, sendo uma versão em português e outra em francês e espanhol num belo dueto entre Kátya e a francesa Marie Villalobo fazem parte também Júlio Santin (viola caipira), Bruno Menegatti (rabecas) e no violão Francisco Prandi (integrante do Grupo EntreLatinos). Gravado em São Paulo SP no Estúdio Matutada com lançamento nas plataformas digitais a partir de 20 setembro de 2024. E terá lançamento dentro da VII Mil Guitarras para Victor Jara BR nos dias 20 e 21 setembro em São Paulo SP.