ter., 05 de nov. | Minas Gerais

Dandô - Circuito Central MG

Shows de Kátya Teixeira dentro do projeto Dandô - Circuito de Música Dércio Marques em Belo Horizonte, Moeda, Belo Vale e Mateus Leme em Minas Gerais.
A inscrição está fechada
Dandô - Circuito Central MG

Horário e local

05 de nov. de 2019 19:00 – 09 de nov. de 2019 23:00
Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil

Sobre

Encontros de música e prosa com Kátya Teixeira dentro do projeto Dandô - Circuito de Música Dércio Marques no Circuito Central de MG nas cidades de Belo Horizonte, Moeda, Belo Vale e Mateus Leme em Minas Gerais, em cada cidade será recebida por anfitriões/artistas locais.

Agenda de circulação

05/11 - Belo Horizonte - auditório do Sindieletro

07/11 - Moeda - Escola de Moeda Velha

08/11 - Belo Vale - Sede da APHAA 

09/11 - Mateus Leme - Estação Ferroviária - Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida

Sobre o Dandô

“Dandô” – Circuito de Música Dércio Marques - Reune músicos de lugares diferentes do Brasil, e que de forma coletiva e colaborativa promove encontros, trocas e reflexões acerca da música. Projeto premiado pelo "Prêmio Brasil Criativo" e "Prêmio Profissionais da Música", teve seu início em 2013, com shows em  cidades de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais, e está acontecendo em mais de 40 cidades brasileiras, e expandindo para países da América Latina e Europa. O nome do projeto faz homenagem a Dércio Marques, um dos artistas que mais fez pela arte nos “Brasis”.

O circuito, idealizado pela cantora Kátya Teixeira, é desenvolvido e realizado por uma rede de diversos coletivos, mobilizadores locais, artistas, instituições, produtores culturais e afins. Promove uma verdadeira interação musical por todo o país, por meio do intercâmbio entre artistas de vários rincões, objetivando mostrar as diversas sonoridades regionais e gerar também novos públicos. Seguindo o exemplo deixado por Dércio Marques, o Dandô reúne cantadores e músicos de várias gerações, estilos, e culturas de diferentes lugares do Brasil e dos países parceiros da rede. O circuito promove: encontros, trocas e reflexões sobre a música de forma coletiva e colaborativa; busca uma interação musical entre artistas e público; proporciona às pessoas o acesso à música de qualidade produzida fora da indústria cultural de massa, além de promover espaços de reflexão e formação durante cada apresentação.

Em setembro de 2019 completou 06 Anos de existência de forma completamente colaborativa e em plena expansão.

Sobre Dércio Marques

Mestre do ofício de cantar, Dércio Marques (1947-2012) ultrapassou a delimitação de categorias musicais reconhecidas, pois a riqueza de estilos e temáticas somada à criatividade e liberdade de expressão em suas obras. Em seus repertórios Dércio  apresenta de uma maneira original e criativa a integração e algumas novas sínteses das manifestações da cultura popular brasileira, em dialogo com outras culturas, especialmente a luso-espanhola. Portanto, a trajetória deste artista revela um abastado diálogo com processos humanos e não raros críticos de criação e incorporação dos inúmeros espaços e tempos em que ele viveu e cantou na América Latina. A sintonia de Dércio Marques com a música vem desde bem pequeno. Sua infância foi repleta de antagonismos socioculturais e étnicos, pois  a trajetória andarilha da família ultrapassava fronteiras nacionais tornando-o contemplador da interação entre a natureza e o povo que a habita, tal experiência permitiu que ele avultasse em seu repertório a temática dos povos latino-americanos e o afeto deles pela terra, tornando-o um pesquisador das localidades e de suas manifestações populares.

Para saber mais

www.circuitodando.com

Nas redes sociais

@dandonacional  - instagram

@circuitodando - facebook

A inscrição está fechada

Compartilhe este evento